Atitus Educação participa da Conferência Municipal das Cidades
Publicado em 03/07/2025
Escrito por: Bárbara Born
Instituição sediou o evento nos dias 27 e 28 de junho
A Atitus Educação, por meio da Escola Politécnica, participou ativamente da etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades, realizada nos dias 27 e 28 de junho, em Passo Fundo. Além de sediar o encontro no auditório do Campus Santa Teresinha, a instituição colaborou com a organização e contribuiu diretamente com os debates que reuniram representantes da sociedade civil, entidades, movimentos populares, setor produtivo e poder público.
Realizado em todo o país, o evento tem como objetivo formular propostas para o futuro das cidades, envolvendo temas como moradia, mobilidade urbana, meio ambiente, saneamento e desenvolvimento sustentável. Cada município realiza sua conferência local, cujas propostas, construídas de forma colaborativa, serão encaminhadas à etapa estadual e, posteriormente, à Conferência Nacional, prevista para outubro deste ano.
O coordenador do curso de Engenharia Civil da Atitus, Cleiton Luis Boufleuher, representou a instituição na Comissão Municipal de Desenvolvimento Integrado e atuou na organização do evento. “A participação da Atitus reforça o compromisso da academia com a construção de cidades melhores. O evento dialoga diretamente com uma das verticais da Escola Politécnica: Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Estamos formando profissionais capacitados para planejar espaços urbanos que priorizem a qualidade de vida, a resiliência e a sustentabilidade”, destacou.
Os participantes foram divididos em cinco grupos de discussão: Habitação e Regularização Fundiária; Mobilidade Urbana; Controle Social e Gestão Democrática das Cidades; Sustentabilidade Ambiental e Emergências Climáticas; e Transformação Digital e Território.
Thaísa Leal, professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Atitus, atuou como mediadora no grupo sobre Mobilidade Urbana. “A mobilidade é um direito fundamental e uma estratégia importante para melhorar a qualidade de vida em meio à emergência climática. Os eventos climáticos extremos estão cada vez mais frequentes nas cidades. O setor de transportes, por exemplo, é responsável por grande parte das emissões de gases de efeito estufa. Por isso, é fundamental uma mobilidade urbana mais sustentável e inteligente”, destacou.
Também participaram das discussões o diretor da Escola Politécnica, João Henrique Côrrea de Souza; a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Eliká Deboni Ceolin; coordenadora do PPGARQ, Caliane Almeida; os docentes Lauro Ribeiro, Grace Cardoso, Rodrigo de Almeida Silva e Richard Thomas Lermen.
Saiba mais sobre a Conferência Nacional das Cidades
Promovida pelo Ministério das Cidades e o Conselho das Cidades, a 6ª Conferência Nacional das Cidades coloca em perspectiva a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e depende da participação social e política ativa para que o país possa fortalecer a sua democracia e construir cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Passo Fundo