Atitus apoia primeiro gaúcho selecionado em programa internacional da Nuffield
Publicado em 19/02/2025
Escrito por: Bárbara Born
Ecossistema Atitus já é associado à rede Nuffield no Brasil, organização inglesa que incentiva a pesquisa no agronegócio
A Atitus dá mais um importante passo para impulsionar seu ecossistema de inovação na área do agronegócio. A instituição irá apoiar Guilherme Silva de Oliveira, um dos seis brasileiros selecionados no Programa Nuffield de Pesquisa no Agronegócio 2025. A Escola do Agronegócio da Atitus já é associada à rede Nuffield no Brasil, organização sem fins lucrativos de origem inglesa cujo foco é fomentar a inovação no setor e desenvolver novas lideranças para o agro.
O programa, que reúne mais de 100 participantes de diversos países, tem como objetivo capacitá-los por meio de pesquisa e desenvolvimento profissional. Eles realizarão imersões internacionais para conhecer diferentes sistemas agropecuários, estabelecer contatos com líderes globais do setor e participar de eventos de destaque no cenário nacional e internacional.
Para tornar essa jornada possível, Guilherme, o primeiro gaúcho a ser aprovado no programa, contará com o apoio da Atitus. Ele possui graduação em Engenharia Elétrica, com especializações em Agricultura de Precisão e MBA em Gerenciamento de Projetos, e tem uma carreira de mais de 17 anos em inovação e tecnologia no desenvolvimento de produtos para o agronegócio, assim como o relacionamento com ecossistemas de inovação.
Ao longo de 18 meses, Guilherme desenvolverá um projeto com o tema “Como ecossistemas de inovação e tecnologia para o agro vêm operando atualmente no mundo todo, e o que o Brasil pode aprender com isso, sejam conexões com universidades, institutos, centros de pesquisa, startups, associações, governos ou intraempreendedores em empresas”.
“O projeto do Guilherme alinha-se com tudo o que estamos construindo na Atitus, especialmente na área do agronegócio. A conexão com profissionais de todo o mundo e a troca de experiências únicas, que somente este programa proporciona, são fundamentais para enriquecer o nosso ecossitema”, destaca Eduardo Capellari, CEO da Atitus Educação.
Guilherme Silva de Oliveira, selecionado no programa da Nuffield, Deniz Anziliero, diretor da Escola do Agronegócio da Atitus, e Eduardo Capellari, CEO da Atitus Educação
Para Deniz Anziliero, diretor da Escola do Agronegócio, o apoio ao programa chega em um momento oportuno, quando a escola está em plena expansão. “Estamos trabalhando em diversos projetos que vão fortalecer ainda mais nossa atuação. A inserção ao Programa Nuffield nos permitirá integrar novas perspectivas e experiências globais, enriquecendo ainda mais nosso ecossistema educacional e de inovação, gerando oportunidades para nossos estudantes".
Guilherme já está integrado ao Ecossistema Atitus, atuando como consultor da TechnNova e docente na Atitus Educação. “A conexão da Atitus com o mercado e a inovação presente em todo o ecossistema me chamaram a atenção e certamente farão a diferença neste projeto. Minha intenção é compartilhar e aplicar todo o conhecimento e experiência adquiridos no programa na sala de aula e em todas as esferas do ecossistema da Atitus, especialmente na área do agro.”
Parcerias como essa não apenas aproximam nossos alunos do agronegócio em nível mundial, mas também proporcionam um intercâmbio de conhecimento, experiências e oportunidades com grandes profissionais e players do setor em todo o mundo. Essa iniciativa reafirma nosso compromisso em formar líderes inovadores e preparados para os desafios do futuro.
Sobre a Nuffield
A Nuffield é uma instituição internacional, sem fins lucrativos, criada no Reino Unido há 70 anos, organizada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das pessoas que fazem o agronegócio e, por consequência, para o desenvolvimento deste setor que é vital para a sociedade.
Para dar a sua contribuição, a Nuffield busca conectar pessoas com mentalidade de vanguarda em vários países. Seu principal instrumento para manter crescente e ativa esta rede é o seu programa de pesquisa prática. Anualmente, é aberta seleção para profissionais do agronegócio (julho a outubro), e os de maior destaque se tornam "novos Nuffieldianos".
Com o suporte financeiro de parceiros da Nuffield, esses profissionais participam de conferências mundiais e correm o mundo, em grupo e também individualmente, para conhecer desafios e o que há de melhor no agronegócio de diferentes países - tudo com o apoio de alguns dos 1.700 Nuffieldianos espalhados por mais de 15 países.