PROCESSO SELETIVO 2024/2. INSCREVA-SE AQUI!

ARTIGO - Universidade do Futuro: O Ensino Superior inspirado pelo Mindset das Big Techs

Publicado em 23/08/2023

Por Daniel Quintana Sperb – Vice-Presidente Executivo de Inovação da Atitus Educação

No cenário global, enquanto tecnologia e inovação avançam em muitos setores, o ensino superior brasileiro parece estar atrasado, ancorado em um paradigma obsoleto. Setores como entretenimento e tecnologia progridem rapidamente, mas a educação mostra resistência a estas mudanças.

A real transformação ultrapassa a adoção de tecnologias. A mudança está em líderes que atraiam talentos. Como Steve Jobs disse, é inútil contratar talentos e ditar seus trabalhos. A inovação educacional ocorre quando líderes reestruturam a organização, beneficiando alunos e mercado. A capacitação contínua de professores é essencial na era digital. Eles devem usar ferramentas tecnológicas em suas metodologias para poder traduzir as inovações em aprendizado. A universidade do futuro precisa ser um centro de atualização tecnológica.

E se a universidade do futuro fosse influenciada por Apple, Microsoft ou Google? Com a estética da Apple, a universidade enfatizaria design e comunicação. Cada aspecto seria criado para conectar emocionalmente os estudantes. Inspirada pelo Google, priorizaria ambientes inovadores, desenvolvendo produtos próprios como plataformas de ensino e ferramentas pedagógicas intuitivas. Com a visão da Disney, mapearia a jornada do aluno, otimizando cada experiência. Usaria métricas para aprimorar continuamente os serviços. Pelo modelo de negócios da Apple, iria além do ensino tradicional, sendo um ecossistema colaborativo e inovador na criação de soluções para desafios contemporâneos.

Em um cenário educacional predominantemente conservador, a Atitus busca inspiração em inovação e tecnologia fora do setor da educação, trazendo práticas e insights de grandes líderes. No Brasil, lançamos um modelo educacional pioneiro. Somos a única IES com uma Vice-Presidência de Inovação focada em design, semelhante a grandes empresas como Apple e Google.

Nosso objetivo é revolucionar o ensino superior no Brasil. A universidade do futuro é agora, impulsionada pela inovação.