Apoiado pela Atitus, representante gaúcho inicia jornada em programa internacional da Nuffield
Publicado em 22/03/2025
Escrito por: Bárbara Born
Guilherme Silva de Oliveira esteve na Nova Zelândia de 8 a 16 de março
De 8 a 16 de março, Guilherme Silva de Oliveira participou da primeira etapa do Programa Nuffield de Pesquisa no Agronegócio 2025, em Auckland, na Nova Zelândia. Apoiado pela Atitus Educação, ele é um dos seis brasileiros selecionados no programa que busca capacitar profissionais do agronegócio por meio de pesquisa, e desenvolvimento pessoal e profissional. A Escola do Agronegócio da Atitus já é associada à rede Nuffield no Brasil.
Durante essa fase inicial, chamada de Contemporary Scholars Conference, a Nuffield reuniu os mais de 100 participantes de 16 países para dar início à jornada de 18 meses do programa. “Foi uma verdadeira imersão no universo Nuffield, onde pude conhecer sua história, seus princípios e me envolver em treinamentos intensivos de liderança e diferentes soft skills”, ressaltou Guilherme.
A programação incluiu visitas a diversas fazendas e empresas inovadoras, permitindo aos participantes entender melhor a dinâmica agrícola da Nova Zelândia. Entre os destaques da agenda estiveram a Punchbowl, uma das maiores especialistas em produção de kiwi do país, e empresas do setor leiteiro como DairyNZ e LIC. Essas visitas proporcionaram uma visão aprofundada do ecossistema de inovação que impulsiona o setor agrícola neozelandês.
Para Guilherme, o maior valor do programa é a oportunidade de interagir com profissionais do agronegócio de todo o mundo, o que possibilita o aprendizado sobre diferentes ecossistemas de inovação no setor sob diversos ângulos. "Essa troca de experiências e conhecimentos amplia nossa visão global do agro, além de enriquecer as nossas pesquisas. Volto para casa com a sensação de que tenho acesso a qualquer parte do mundo, de forma muito acolhedora", afirmou.
Próximos passos
A próxima etapa do programa ocorrerá entre 7 de setembro e 13 de outubro, com uma jornada que levará Guilherme e outros 11 participantes a seis países. O grupo, composto por três pessoas da Austrália, três do Brasil, duas dos Estados Unidos, duas da Holanda, uma da Irlanda e uma do Reino Unido, terá como objetivo conhecer os ecossistemas agrícolas da Austrália, Filipinas, Borneo, Dinamarca, Estados Unidos e Chile.
Além de sua participação no programa Nuffield, Guilherme já está compartilhando suas experiências com os acadêmicos da Atitus, instituição onde é docente e consultor da TechnNova. Com mais de 17 anos de experiência em inovação e tecnologia no desenvolvimento de produtos para o agronegócio, ele busca transmitir aos alunos as lições aprendidas durante o programa.