PROCESSO SELETIVO 2024/2. INSCREVA-SE AQUI!

Ao final de cada semestre, alunos de Ciência da Computação da Atitus recebem micro certificação

Publicado em 06/06/2024

Escrito por: Bárbara Born

Um dos diferenciais do curso é a grade curricular, onde a cada semestre o aluno recebe um nanodegree (micro certificação)

O mercado de trabalho na área da tecnologia está em constante crescimento. Até 2025, o setor precisará de 540 mil novos profissionais, estima a Brasscom, associação de empresas de tecnologia. Diante dessa demanda, a Atitus se destaca ao oferecer um curso de Ciência da Computação com um currículo inovador, sempre alinhado com as necessidades e desafios do mercado atual. O curso é oferecido no Campus Santa Teresinha, em Passo Fundo, e no Campus Caldeira, em Porto Alegre, localizado dentro de um dos maiores hubs de inovação do Brasil, o Instituto Caldeira, possibilitando que os estudantes tenham contato com profissionais de mais de 200 empresas.

Um dos principais diferenciais do curso é a grade curricular pensada em skills e não em disciplinas. Desta forma, ao final de cada semestre, o aluno já estará habilitado com uma determinada competência recebendo um nanodegree (micro certificação). “Por exemplo, o nosso primeiro semestre é focado em Programação. Em um curso tradicional, as disciplinas dessa área se estendem ao longo de vários semestres. Na Atitus, a grande carga horária de Programação está no primeiro semestre, assim, ao concluí-lo o aluno já possui conhecimento para disputar vagas focadas na área”, explica o coordenador do curso na Unidade Porto Alegre, Eduardo Isaia Filho.

No segundo semestre o foco é Banco de Dados, o terceiro em Engenharia de Software e, assim, a cada semestre o aluno possui um aprimoramento de uma das skills da computação. Essa grade curricular foi construída pensando no aprimoramento acadêmico do aluno e validada por empresas parceiras buscando essa conexão com a realidade do mercado de trabalho. Além disso, trazemos para sala de aula material acadêmico das big techs com Google Cloud, Amazon Academy e Oracle Academy, fazendo com que nossos alunos experimentem cases reais utilizando essas tecnologias.

“A graduação no formato tradicional que conhecemos, ao longo dos anos, não é mais atrativa para as novas gerações. Se considerarmos o formato tradicional da graduação, não faz mais sentido o aluno estudar quatro semestres para aprender a programar e perceber que o que está estudando é muito diferente do que o mercado está buscando”, ressalta Eduardo Isaia Filho. Além disso, nossas formas de avaliação e progressão de semestres são diferenciadas, buscando sempre o aprimoramento do aluno, mas com uma sólida conexão com os desafios da profissão.

O coordenador do curso na Unidade Passo Fundo, Marcos Roberto dos Santos, também destaca que o currículo da Ciência da Computação foi pensado especialmente no perfil do jovem de hoje e suas necessidades. Ressaltando mais um dos diferenciais do curso, o modelo horizontal das aulas. “Diferentemente do modelo tradicional, em que cada dia da semana ocorre uma disciplina, no modelo horizontal, a aula de hoje é sequência da aula de ontem, facilitando a concatenação e a ligação dos conteúdos”, explica.

O aluno do curso na unidade de Porto Alegre, Lucas Vargas da Costa, está gostando do método de ensino do curso. “O contato que temos com o mercado de trabalho dentro do Caldeira e nas Disciplinas de Desafios são experiências muito úteis”, ressalta.

Rafael Noll da Silva, aluno do curso na Unidade Passo Fundo, escolheu a Atitus porque durante as aulas têm contato direto com professores que atuam no mercado de trabalho. “Graças à Atitus, eu consegui meu primeiro emprego e já estou trabalhando na área de tecnologia”, conta.

Ficou interessado em cursar Ciência da Computação na Atitus? Clique aqui e inscreva-se no Vestibular de Inverno.

Diferenciais da Atitus:

Jornada preditiva Nossa metodologia de ensino está centrada na jornada do estudante, que percorre, ao longo do curso, trilhas de empregabilidade e empreendedorismo. Assim, ao concluir sua formação ele já está preparado para os desafios do mercado.

Conexão radical com o mercado Grandes players do mercado são parceiros na elaboração dos programas dos nossos cursos, garantindo conexão radical com o mercado. Isso se materializa em estratégias como a presença de speakers renomados e de demandas reais de empresas como ferramentas pedagógicas.

Disciplinas de Desafios Na Atitus, o aluno desenvolve mais do que as competências indispensáveis em sua jornada profissional. Você já sabe o quanto as soft skills são importantes, certo? Nas Disciplinas de Desafios, presentes em todos os nossos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, o estudante vivencia situações reais do mercado e aprimora habilidades para que seja protagonista.

Aceleradora de Carreiras Não queremos apenas entregar diplomas. Nossa missão só está completa quando o aluno atinge seu objetivo profissional. Por isso, desde o seu primeiro dia na Atitus, você recebe suporte para decidir o melhor caminho a trilhar e tem acesso a ferramentas para facilitar essa jornada. Temos uma equipe dedicada a prestar este apoio e garantir a conexão entre os profissionais que formamos e as oportunidades do mercado.

Plataforma Transforma O Transforma conecta desafios e soluções. E aproxima nossos alunos das situações reais do mercado. Assim, enquanto buscam soluções para os problemas propostos, eles desenvolvem sua trabalhabilidade e capacidade de inovação. Além da relevância social, a Plataforma Transforma promove uma interação transformadora entre a Atitus e os outros setores da sociedade.

Clique aqui para saber mais sobre a Graduação em Ciências da Computação.

Ciencia da Computacao Atitus.jpg