Aluno do Mestrado em Psicologia é escolhido para representar RS no Congresso Nacional de Psicologia
Publicado em 03/04/2025
Escrito por: Eduarda Ricci Perin
Em julho, o mestrando levará para Brasília a experiência adquirida no CRP-RS
O estudante do Mestrado em Psicologia da Atitus Educação, Edelvan Girardi, foi escolhido para representar o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRP-RS) como Delegado no 12º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), que ocorrerá de 03 a 06 de julho de 2025, em Brasília. A seleção dos delegados aconteceu durante o 12º Congresso Regional de Psicologia (COREPSI), realizado em Porto Alegre entre 21 e 23 de março, marcando um passo importante na trajetória de Edelvan.
“Participar do COREPSI em Porto Alegre foi mais uma experiência importante enquanto profissional da Psicologia. É a segunda vez que participo de um evento organizado pelo CRP-RS, tendo sido escolhido, em 2022, como representante estudantil em um congresso realizado em Brasília”, conta.
Ele ressalta que sua participação nas discussões que antecedem o CNP tem sido essencial para seu crescimento enquanto psicólogo, especialmente por ter ajudado na criação de propostas que serão levadas ao Congresso Nacional.
Durante o evento em Porto Alegre, Edelvan contribuiu ativamente nas discussões em três grandes eixos, ajudando na aprovação de propostas que serão encaminhadas ao Conselho Federal de Psicologia (CFP). "Essas propostas são fundamentais para as futuras gestões do Sistema Conselhos, em um ano de eleições da categoria", afirma.
Além de sua eleição como delegado, Edelvan é colaborador das comissões do CRP-RS, incluindo a Comissão de Políticas Públicas e a Comissão Bem Viver: Psicologias Indígenas e Corpos Territórios. Entre os temas que defendeu, ele destaca a viabilização da Subsede do CRP-RS em Passo Fundo, além das questões de Políticas Públicas e da Saúde Indígena.
Para ele, um dos momentos mais marcantes de sua participação no COREPSI foi contribuir para o fortalecimento estudantil, quando os estudantes presentes elaboraram uma moção, posteriormente aprovada pela plenária. A moção propõe o direito ao voto e a ampliação da participação estudantil nos processos deliberativos da Psicologia, defendendo a inclusão dos estudantes como agentes ativos na construção das diretrizes da profissão. O documento dá continuidade a uma proposta iniciada por Edelvan e outros estudantes no CNP de 2022, em Brasília, reforçando seu compromisso com a atuação política dentro da Psicologia.
Em julho de 2025, o mestrando levará para Brasília a experiência adquirida no CRP-RS, com a responsabilidade de contribuir para o fortalecimento das propostas que moldarão o futuro da Psicologia no Brasil.