Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Dúvidas Frequentes

banner-nossa-marca-375.jpgInscreva-se

Veja as Dúvidas Frequentes.

O que é o ENADE e qual o seu objetivo?

O objetivo do ENADE é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

De quem é a responsabilidade pela inscrição do estudante?

A inscrição do estudante habilitado ao ENADE cabe exclusivamente à A.

O ENADE é obrigatório?

Sim. A participação do estudante inscrito ao ENADE é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar.

Quando será realizado o ENADE 2023?

Aguardando divulgação do calendário do INEP.

Quais os estudantes que deverão fazer o ENADE?

Os estudantes que tenham concluído 80% ou mais da carga horária total do curso, ou que irão se formar na metade do ano seguinte.

O que acontece se o estudante não realizar o Enade?

Fica impossibilitado de receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao ENADE.

O Questionário do Estudante é de preenchimento obrigatório?

Sim. O estudante concluinte habilitado que não comparecer ao Exame e/ou não preencher o Questionário do Estudante ficará em situação irregular junto ao Enade. No ato da inscrição dos estudantes, as Instituições de Educação Superior (IES) deverão autorizar o cadastro dos estudantes habilitados ao Enade 2023, divulgar e incentivar os estudantes inscritos a se cadastrarem e a preencherem o Questionário do Estudante.

Sobre o preenchimento do cadastro

Ação que o estudante inscrito pela Instituição de Educação Superior (IES) para participar do Enade, deverá realizar o preenchimento do Questionário do Estudante e caso necessário, solicitar o atendimento especializado e/ou específico.

Os estudantes em situação irregular junto ao Enade de anos anteriores podem regularizar sua situação no Enade?

A regularização da situação de estudantes irregulares perante o Enade ocorrerá conforme as regras estabelecidas pelo Inep, em regulamentação específica a ser publicada pelo INEP.

Como o estudante pode acessar o Boletim de Desempenho?

Para conhecer sua nota no Enade, o estudante deve acessar seu Boletim de Desempenho, disponível no portal do Inep, no Sistema Enade. É possível acessar o Boletim de Desempenho utilizando o mesmo login e senha do cadastro e do questionário do estudante. Vale lembrar que o acesso ao resultado individual obtido no Enade é restrito ao concluinte ou ingressante que tenha participado da prova, conforme legislação vigente.

Inscrições

De quem será a responsabilidade pela inscrição do estudante?

A inscrição do estudante habilitado ao Enade cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES), conforme § 6º do art. 5º da Lei 10.861/2004.

Qual o procedimento com relação ao estudante que trancou a matrícula ou está afastado da IES?

O estudante que estiver vinculado ao curso, independentemente da sua situação de matrícula (com matrícula trancada ou afastado da Instituição de Educação Superior), mas habilitado como ingressante ou concluinte, deverá ser inscrito no Enade.

É também obrigatório inscrever o estudante que esteve afastado da Instituição de Educação Superior (IES), e retornou para cumprir os créditos ou que esteja apenas fazendo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Estágio Obrigatório para concluir o curso.

Qual o local de prova (município) do estudante habilitado ao Enade?

O edital do Enade, determina que o estudante realize a prova no município de funcionamento do próprio curso de graduação. O exame será realizado em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal, nos municípios de funcionamento do curso, conforme consta no Cadastro e-MEC, para os cursos presenciais.

Quando e como serão divulgados os locais de prova?

  • O Edital determina que o estudante preencha um cadastro, após a inscrição realizada pela IES. Esse preenchimento que é exclusivo do aluno autoriza o acesso ao Questionário do Estudante que possibilitará conhecer o local de prova e a impressão do Cartão de Informação do Estudante.

  • A impressão do Cartão de Informação do Estudante não é requisito imprescindível à participação na prova, porém o estudante deve comparecer ao local da prova, dia e horário especificados, munido de documento oficial de identificação (com fotografia).

  • Não será admitido acesso à prova em local diferente daquele determinado pelo Inep, nem tampouco com cópia, ainda que autenticada, do respectivo documento de identificação.

Provas

Quem aplica a prova?

As provas são aplicadas por instituição ou consórcio de instituições contratadas pelo Inep que comprove capacidade técnica em avaliação e aplicação, segundo o modelo proposto para o exame, e que atenda aos requisitos estabelecidos no projeto básico do Enade.

Qual o formato da prova?

A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha que são especificadas da seguinte forma:

  • Componente de Formação Geral, 10 (dez) questões, sendo 02 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos;

  • Componente específico de cada área ou Curso Superior de Tecnologia avaliado, 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.

Qual é o peso das partes da prova?

  • Formação Geral (FG). Composta de 10 questões, sendo 8 de múltipla escolha e 2 discursivas = 25%

  • Componentes Específicos (CE). Composta de 30 questões, sendo 27 de múltipla escolha e 3 discursivas = 75%

Qual é o horário de realização da prova?

O aluno deverá apresentar-se no local definido pelo INEP às 12h (horário oficial de Brasília), os portões serão fechados às 13h e a prova tem início às 13h30min.

Para mais informações acesse portal.inep.gov.br/web/guest/perguntas-frequentes4

Disponível em portal.inep.gov.br/web/guest/perguntas-frequentes4

Declaração de comparecimento ao Enade 2023:

O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação, nota ou comparecimento dos estudantes ao Exame. A regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser disponibilizado somente às Instituições de Educação Superior (IES) pelo Inep. Os estudantes deverão entrar em contato com a coordenação de seu curso após a prova, para verificarem a sua participação.

Para mais informações, CLIQUE AQUI.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

Contato

© 2024 Atitus Educação.

logo