Inscreva-se

Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Workshops oferecem capacitação online sobre aprendizagem ativa

Publicado em 05/08/2020

Escrito por: Eduarda Ricci Perin

O distanciamento social exigido pela Covid-19 não impede a capacitação constante de docentes em relação à aprendizagem ativa. No mês de julho, dois workshops reuniram de forma online professores e a coordenação da Educação Infantil e Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus.

Nos eventos promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGARQ) da Atitus, temas como pensamento computacional, cultura maker, impressão 3D, programação e eletrônica foram abordados.

“Workshop Computação desplugada: Cultura Maker, Pensamento computacional, mundo e cultura digital” foi a primeira atividade, que aconteceu no dia 09 de julho. O objetivo, segundo da professora Andrea Mussi, do PPGARQ, foi capacitar os professores para a aprendizagem criativa com o uso de computação desplugada e tecnologias digitais.

O segundo encontro teve como tema “Workshop de Programação e Eletrônica: Scratch Jr, Scratch online, S4A e Makers Empire” e foi realizado em 16 de junho. “A segunda atividade abordou tutoriais de programação e eletrônica para crianças, professores e sua aplicabilidade, noções iniciais de modelagem 3D para a futura criação de jogos (labirintos no Makers Empire) e modelagem para impressora 3D”, destacou a professora Andrea.

Cada workshop durou 3h e aconteceu por meio da plataforma Zoom, de forma síncrona e online, com kits físicos entregues para cada participante poder manusear.

As atividades foram ministradas e organizadas pela professora Andrea Mussi, do PPGARQ/Atitus, pela mestranda em Arquitetura, Luísa Deon, e pela coordenadora pedagógica da Escola Notre Dame Menino Jesus, Caroline Hirt Corrêa. Os workshops ainda contaram com a contribuição do professor Amilton Martins, do InovaEdu, e do mestre Fábio Brezolin, que ofereceu um dos kits de programação e eletrônica.

Para a coordenadora pedagógica da Escola Notre Dame Menino Jesus, participar do workshop com o grupo de professores da Escola foi muito importante. “Nos dois encontros foi possível refletirmos sobre a prática que já estamos desenvolvendo e também alargar esses conceitos, no sentido de descobrir novas possibilidades pra ampliar o fazer pedagógico. Aproximar as crianças da construção de jogos e juntos buscarmos alternativas e soluções pra problemas, propor a construção de um desenho e depois reconstruir o desenho 3D, aliando conceitos que pareceriam distantes da educação infantil, mas que podem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento dos alunos”, enfatizou.

Segundo a mestranda Luísa Deon, que também ministrou e organizou os workshops, a troca de experiências entre diferentes profissões foi o diferencial dos encontros. Professores de educação infantil, arquitetos e cientistas da computação foram reunidos com o mesmo objetivo: impactar positivamente a educação por meio das novas tecnologias. “Foi uma experiência rica e muito gratificante principalmente no momento de distanciamento. Conseguimos aproveitar o máximo expertises de cada um e tenho certeza de que vão surgir novas oportunidades a partir desse encontro”, destacou.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

51 4004 4818

© 2022 Atitus Educação.

logo