Inscreva-se

Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Estagiando: a efetivação antes da graduação

Publicado em 17/11/2022

Escrito por: Fabiano Oliveira

Estudante conta trajetória entre estágios e o primeiro emprego na área

Os futuros engenheiros da produção têm nas mãos a oportunidade de estagiar em diversos segmentos, como em sistemas de produção fabril, por exemplo. Além disso, os estudantes encontram cada vez mais espaço em empresas prestadoras de serviço, bem como em grandes lojas e no setor de finanças. Um exemplo disso é a trajetória de sucesso da acadêmica do curso de Engenharia de Produção, da Atitus Educação, Thiane Gomes, que conta sua história na série Estagiando de hoje.

Atualmente com 27 anos, Thiane está no nono semestre e acredita que os estágios são uma importante porta de entrada para o mercado e consolidação dos conhecimentos na área. “Sempre achei muito importante estar graduando e ao mesmo tempo, já estar inserida no mercado de trabalho. Busquei estágios a partir do sexto semestre, onde ia acompanhando o processo produtivo de diferentes empresas nas quais tive a oportunidade de atuar”, explica a aluna.

Estagiando-Thiane (2).jpeg

O primeiro estágio na área foi concretizado na empresa Casa do Laser. “Estagiei por 4 meses por lá, onde foi a minha primeira imersão na indústria. Aprendi sobre processos e a ter novos pensamentos de gerência. Neste momento, o que mais me chamou atenção foi de como uma empresa familiar pode crescer tanto em tão pouco tempo”, salienta Thiane, ao falar da empresa que oferece, entre outros serviços, cortes em madeira, gravação a laser e personalização de brindes.

Na sequência, a estudante do Campus Santa Teresinha, em Passo Fundo, conquistou uma oportunidade na empresa Tiaraju Engenharia. Ela conta que o apoio dos professores da Atitus foi crucial para exercer a função proposta. “No oitavo semestre, estagiei na empresa por três meses, atuando no setor de segurança do trabalho”, disse.

Estagiando-Thiane (1).jpeg

“Precisei ter todo o suporte dos meus professores, pois o setor que atuava era o mais cobrado, já que a mesma trabalha com fiações energizadas. Fiquei bastante preocupada no início, mas com o auxílio e orientação dos professores, dei a volta por cima de todas as dúvidas que fui tendo ao longo do meu estágio”, enfatiza Thiane.

Já na reta final da graduação, a acadêmica focou na área de processos, quando fez cadastro para estágio na rede de Farmácias São João. A tão esperada oportunidade chegou em forma de efetivação. “Participei de um processo seletivo para uma vaga que a empresa havia acabado de criar e fui efetivada como analista de logística”, comemora.

“Com o auxílio da equipe que trabalho fui inserida nos processos internos, criando e analisando indicadores, identificando oportunidades de melhorias e sempre buscando a performance do setor. Hoje, tenho total autonomia, controlo o fluxo dos produtos que produzimos e graças ao empenho, foco e comprometimento da equipe, passamos a assumir mais um setor dentro da empresa”, pontua.

Estagiando-Thiane (3).jpeg

Faltando apenas um semestre para se formar, Thiane já está efetivada na área e defende que realizar estágios contribuiu para o seu crescimento profissional. “Estagiar é a melhor parte da faculdade, pois você começa a relacionar tudo o que aprendeu em sala de aula. É muito satisfatório, ter a oportunidade de estar em reuniões dentro da indústria e se sentir inserida nas conversas por estar compreendendo as pautas”, considera.

A estudante também convida a todos os colegas que busquem estágios e oportunidades extracurriculares em suas áreas de formação. “Aproveitei esse momento para conhecer ao máximo as diferenças entre as empresas e suas demandas. Aos alunos que pretendem ingressar nessa modalidade, só tenho a dizer que é maravilhoso e que aproveitem cada segundo para sanar todas as dúvidas e agregar ao máximo, todo o conhecimento que possa conquistar em qualquer meio de atuação”, finalizou a futura engenheira de produção.

Série Estagiando

Toda semana contamos histórias de alunos e egressos da Atitus que viveram experiências enriquecedoras nos estágios. Acompanhe pelo site e pelas redes sociais da Instituição.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

51 4004 4818

© 2022 Atitus Educação.

logo