Desafios da advocacia contemporânea são debatidos na Atitus Educação

Publicado em 25/08/2023

Semana da Advocacia foi promovida pela Escola de Direito, OAB/RS e Be8

Constantemente em evolução, moldada por mudanças sociais, tecnológicas e políticas, a advocacia contemporânea foi o tema central da Semana da Advocacia, realizada de 21 a 23 de agosto, na Atitus Educação. O evento foi promovido pela Escola de Direito juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Passo Fundo e Be8, tendo apoio institucional da OAB/RS, por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA).

semana (1).JPG

Durante a abertura oficial da Semana da Advocacia, a vice-presidente da OAB/RS, Neusa Bastos, destacou o papel da instituição e como a mesma busca apoiar os acadêmicos do Direito. “É uma alegria estarmos na Atitus. Nós, como entidade, estimulamos eventos como este, principalmente para aproximar os acadêmicos da OAB, que é a casa da advocacia, do estagiário, do advogado e nós queremos fortalecer cada vez mais esses laços”, enfatiza.

semana (2).JPG

Bastos acredita ainda que a temática do encontro deve estar sempre em pauta. “A advocacia contemporânea precisa ser debatida, pois ela evolui e traz novos desafios, porque o advogado, o acadêmico, que se forma, pode encontrar muitas dificuldades no início da carreira e a OAB está aí para acompanhar e auxiliar. Inclusive lançamos o programa Primeiros Passos, para os ingressantes no exercício, dando total apoio aos novos advogados e advogadas”, considerou.

semana (3).JPG

O segundo dia de atividades contou com um bate-papo entre o CEO da Atitus Educação, Eduardo Capellari e o CEO da Be8, Erasmo Carlos Battistella.

Na oportunidade, o CEO da Be8 compartilhou com os acadêmicos sua história e o papel da advocacia para o sucesso dos negócios. Destacou também como a área contribuiu nos primeiros passos da companhia Be8, na época BSBIOS. “O jurídico sempre foi fundamental para nos orientar de acordo com a legislação brasileira, bem como nos negócios realizados no dia a dia”, disse.

semana (5).JPG

“Aos alunos da Atitus, vejo como um diferencial a formação por aqui e recomendo ademais que busquem especializações na área jurídica e invistam em novos idiomas, como inglês e espanhol, o que certamente lhes abrirá portas em grandes empresas”, sugeriu Battistella.

Para Capellari, a instituição busca aproximar cada vez mais o mercado de seus estudantes. “O CEO da Be8 trouxe sua visão de negócio e ainda a importância da advocacia empresarial. A Be8 é uma empresa que tem grande impacto no desenvolvimento regional e, além do comprometimento estratégico, não tem receio de abrir seu conhecimento para quem quer aprender e crescer. É sempre um prazer ouvir os ensinamentos de grandes parceiros da Atitus Educação”, salientou.

semana (4).JPG

Já no terceiro e último dia de atividades, a conferência da noite foi sobre "OAB: Estado de Direito e Democracia", ministrada pela conselheira federal da OAB, Cléa Anna Maria Carpi da Rocha, primeira mulher homenageada a receber a Medalha Rui Barbosa, a mais alta comenda da advocacia brasileira. Da mesma forma, contribuíram para com o painel, as representantes da ESA da OAB/RS, Simone Tassinari e Roberta Schaun.

semana (7).jpeg

Semana da Advocacia

Oferecer uma visão abrangente das tendências e desafios da carreira foi um dos objetivos do encontro, conforme explica o coordenador da Escola de Direito da Atitus, Leandro Caletti. “A Semana da Advocacia teve dois grandes pilares de aproximação com o mercado jurídico: o da advocacia privada, desenvolvido pela OAB e pela ESA, e o da corporativa, tangibilizado pelo Departamento Jurídico e de Compliance da Be8 Energy”, frisa.

“O ponto alto do evento creio que foi o painel “CEO’s e a advocacia corporativa”, que contou com os speakers Eduardo Capellari e Erasmo Battistella. Ambos relataram a forma como concretizaram seus negócios e de que modo, a atuação dos departamentos jurídicos corporativos, tiveram importância estratégica nas tomadas das decisões mais importantes”, ressalta.

semana (8).JPG

Para o coordenador, a Semana da Advocacia cumpriu com seu objetivo. “As atividades concretizaram os caracteres de formação que a Escola de Direito persegue: preocupação absoluta com a empregabilidade do aluno, através de uma conexão radical com o mercado, sem esquecer a formação de excelência. É assim que vamos construindo uma instituição de ensino e uma Escola de Direito que alia tradição e inovação para (re)construir o Direito”, pontuou Caletti.

semana (9).JPG

Workshops, conferências e cases com temas como Direito de Família, Direito Contratual e Direito Previdenciário, por exemplo, foram apresentados ao longo dos três dias de evento. Os participantes também tiveram a oportunidade de se aprofundar, por exemplo, sobre a ética na prática jurídica, a globalização dos serviços legais e o dever do advogado na promoção da justiça e da igualdade, em uma sociedade em constante transformação.

Prestigiaram a Semana da Advocacia, diretores, professores e acadêmicos da Atitus, bem como membros da OAB/RS, autoridades, representantes de entidades municipais e estaduais.