Bate-papo sobre carreira dá início às atividades dos Mestrados e Doutorado

Publicado em 18/03/2023

Escrito por: Eduarda Ricci Perin

A conexão radical com o mercado de trabalho e o jeito Atitus de ensinar foram os destaques do encontro

Os programas de pós-graduação Stricto Sensu da Atitus iniciaram oficialmente suas atividades do ano nesta semana. Na noite desta quinta-feira, dia 16 de março, os estudantes participaram de um bate-papo sobre carreira e conexão com o mercado, conduzido pela head de Carreiras da Atitus, Daniela Boucinha, que apresentou a Aceleradora de Carreiras.

Os alunos também foram recebidos pelo presidente da Atitus, Eduardo Capellari, pelo vice-presidente de Inovação Acadêmica, Daniel Sperb, pelo diretor do campus Santa Teresinha, Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira e pelos coordenadores dos cursos, em um encontro online.

Mestrado.png

No bate-papo, foram provocados a pensar sobre o conceito de carreira, que por muito tempo foi representada como uma escada, uma ascensão em um ambiente executivo. “Hoje, as representações são variadas, porque a carreira envolve diferentes possibilidades. Não é um caminho ou outro, mas sim um caminho e outro. É possível ser pesquisador e professor, por exemplo. É muito mais do que uma escolha, é uma história, com diferentes capítulos, onde cada um de nós é o autor”, destacou Daniela Boucinha.

As diversas possibilidades para as trajetórias profissionais dos alunos de Mestrado e Doutorado também foram enfatizadas pelo presidente da Atitus. “O nosso desafio é propor caminhos e processos que levem os nossos alunos a uma jornada de empregabilidade e empreendedorismo, que dê retorno do valor e do tempo investidos na formação”, disse.

Já o vice-presidente de Inovação Acadêmica, Daniel Sperb, compartilhou o Atitus Learning System, que é o jeito Atitus de ensinar. Segundo ele, a instituição tem uma missão muito especial de buscar a empregabilidade e o controle da jornada dos alunos, identificando os dados e os momentos que impactam no sucesso da carreira de cada um. “Criamos uma jornada que se conecta com três grandes diferenciais: o modelo acadêmico baseado no conceito de Employer University, o ecossistema que promove uma conexão radical com o mercado e a jornada pretivida, com trilhas para a aceleração de empregabilidade e empreendedorismo. alinhados com o mercado”, destacou Sperb.

Mestrado2.png

O conceito de Employer University - universidade empregadora - também foi apresentado pela head de Carreiras, como uma oportunidade de conexão com o mercado de trabalho, com professores atuantes e currículos conectados às empresas.

“Essa conexão se materializa na Aceleradora de Carreiras, que promove um olhar para si, por meio do autoconhecimento, a exploração para conhecer e vivenciar o mercado e o planejamento para definir as melhores estratégias para nossas carreiras”, enfatizou Daniela.

Além de conhecer a metodologia da Atitus e o que a instituição planeja para 2023, os alunos receberam as boas-vindas do diretor do campus, Luiz Ronaldo, que destacou o desafio dos estudantes de Mestrado e Doutorado em produzir e apresentar soluções concretas à sociedade por meio da conexão entre pesquisa e necessidades do mercado.

Esse desafio também foi destacado pelos coordenadores de curso durante as boas-vindas para os alunos. Além de desejarem um ano produtivo e cheio de conhecimento, os professores Leila Dal Moro, Rafael Onofre, Caliane Almeida, Julia Gonçalves e Salete Oro Boff – coordenadores dos programas de pós-graduação Stricto Sensu – destacaram o Mestrado e o Doutorado como um divisor de águas na vida de qualquer pessoa.

A Atitus Educação oferece mestrados em Administração, Direito, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Odontologia, que possui também programa de Doutorado.