Atlética Pantera, do Direito, leva chocolate, carinho e educação a crianças em ação solidária
Publicado em 24/04/2025
Escrito por: Caue Fonseca
Ação de Páscoa beneficiou cerca de 100 crianças atendidas pela ONG SOS do Bem
A Atlética Pantera, composta por estudantes da Escola de Direito da Atitus Educação de Passo Fundo, protagonizou um gesto de solidariedade que fez a diferença na vida de cerca de 100 crianças atendidas pela ONG SOS do Bem, localizada no bairro São Luiz Gonzaga.
A ONG SOS do Bem atua há 15 anos em Passo Fundo e tem mais de uma centena de famílias cadastradas - nos últimos anos, parte significativa delas de imigrantes venezuelanos. A entidade atua oferecendo, por meio de voluntários, aulas de reforço escolar no turno inverso ao da escola e outras atividades recreativas e educativas.
A ação do último dia 12 - organizada em parceria com a professora do Direito, Maira Tonial - foi uma celebração da Páscoa recheada de afeto, aprendizado e sorrisos.
Com a presença de aproximadamente 15 integrantes da Atlética Pantera, a atividade teve como foco principal as crianças menores atendidas pela ONG. As cestas de chocolate distribuídas foram montadas a partir de doações em dinheiro arrecadadas pela equipe. Além do chocolate, a ação também promoveu saúde e conscientização, com uma oficina de escovação de dentes conduzida por odontopediatras, graças à doação de escovas e pastas de dente feita pelas Farmácias São João.
Ação distribuiu doces e levou profissionais e escovas para ensinar crianças a escovar os dentes
“Agradecemos de coração a todos que participaram e ajudaram a tornar essa iniciativa possível. Juntos, mostramos que pequenos gestos podem transformar vidas! Agradecemos a professora Maira pela experiência e adiantamos que ela pode contar sempre conosco!”, destaca Eduarda Michailoff, presidente da Atlética Pantera e do Diretório Acadêmico do Direito.
Para a professora Maira Tonial, que há anos organiza ações sociais com a ONG em datas comemorativas como a Páscoa, o Dia das Crianças e o Natal, o objetivo vai muito além da entrega de doações.
“Não é só arrecadação e doação, acima de tudo é uma medida educativa. A gente quis trabalhar com a escovação de dentes, trazer conhecimento e acolhimento para essas crianças”, explica.
Segundo Maira, o convite para que os acadêmicos participassem da ação teve também a intenção de proporcionar uma vivência mais humana e empática. A professora aponta a importância de integrar os alunos da Atitus Educação, onde ela leciona desde o início do ano, nesta ação:
“A ideia foi permitir que os alunos conhecessem outras realidades e pudessem compartilhar conhecimento e afeto”.
A coordenadora do curso de Direito, Cláudia Taís Cagliari, elogiou a mobilização da atlética Pantera e da professora Maira, ressaltando o valor formativo da iniciativa e seu impacto na formação cidadã e humanizada dos estudantes.
"Atividades como essa mostram que a formação em Direito vai além da sala de aula: trata-se de formar cidadãos comprometidos com a justiça social e a dignidade humana, valores essenciais na prática jurídica e na construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária”, declara a coordenadora.
Integrantes da Atlética Pantera e professora Maira organizaram a ação solidária