Atitus recepciona primeira turma do Doutorado em Direito
Publicado em 22/03/2025
Escrito por: Caue Fonseca
Instituição é pioneira na região em oferecer formação completa na área
A data de 20 de março de 2025 ficará marcada na história da Atitus Educação. Neste dia, tiveram início as aulas da primeira turma do Doutorado em Direito. Com isso, a Atitus se torna a primeira instituição do Norte do RS a oferecer a trilha acadêmica completa em Direito, da graduação ao Doutorado.
Para a professora Salete Boff, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito da Atitus, o início do Doutorado é “um sonho realizado” e um reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela trajetória de mais de uma década do programa, que oferece Mestrado desde 2013.
“A Atitus passa a oferecer um curso diferenciado com proposta inovadora que congrega docentes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas do Direito conectados aos impactos e as possibilidades das novas tecnologias na atuação jurídica. Trata-se de uma oportunidade ímpar de qualificação e geração de prosperidade”, aponta Salete.
A primeira turma de futuros doutores foi recepcionada por Salete e pelo Diretor da Escola de Direito, Leandro Caletti, para um almoço de confraternização com os docentes do curso. A agenda prosseguiu com uma visita ao Hub Aliança a com a primeira aula, ministrada pelo professor José Luís Bolzan de Morais.
"O início do Doutorado marca um importante avanço para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, que começou em 2013 com a autorização do mestrado e foi fortalecido com a nota 4 da CAPES. Além disso, reforça o compromisso da Instituição com a pesquisa na área, aplicada no Centro de Conhecimento em Direito, Democracia e Tecnologia, vinculado ao Programa", destaca Caletti.
Novos doutorandos estiveram no Hub Aliança, onde foram recebidos pela coordenadora Salete Boff (D, acima) e pelo CEO do Ecossistema Atitus, Eduardo Capellari (D, abaixo)
A forma carinhosa como os novos alunos foram recepcionados foi destacada por Cristiano de Carvalho:
"O que eu senti foi um verdadeiro acolhimento, um respeito aos nossos saberes, realidades, contextos e vidas. A instituição nos recebeu de forma especial, diferente do habitual, onde tudo começa com uma aula. Aqui, fomos recepcionados com um almoço que não só nos acolheu, mas também nos aproximou e nos familiarizou com o ambiente. Esse momento de encontro tornou a chegada mais leve e fez com que nos sentíssemos bem-vindos e parte dessa casa", disse Cristiano.
Para o advogado Júlio César de Carvalho Pacheco, o ingresso no Doutorado é um reencontro com a instituição. Após concluir o Mestrado em 2006, ele lecionou no curso de Direito. Agora, ele retorna como aluno em busca de conhecimento e produção científica.
“A intimidade e a confiança na instituição foi decisiva para que eu escolhesse a Atitus. Exemplo disso é que meu filho se formou em Direito em janeiro passado”, conta.
Já Luíza Seger fez as malas do Tocantins para o Rio Grande do Sul. Aprovada em um concurso para o Tabelionato de Notas do município de Colorado (RS), ela retorna também à instituição onde já concluiu dois Mestrados.
“Além da familiaridade com a Escola de Direito, me agrada na Atitus a acessibilidade aos professores, o contato direto com eles. As aulas são muito boas e o ambiente é ótimo. Estava realmente ansiosa por esse reencontro”, declara Luíza.
A opinião é compartilhada por Júlia Colussi, que também regressa à Atitus para o passo mais alto da sua trajetória acadêmica.
“Eu escolhi a Atitus, antes de tudo, porque sou egressa da instituição. Minha jornada começou na graduação, seguiu pelo Mestrado e agora continua no Doutorado. Sempre senti que a Atitus me proporcionava segurança, confiança e um ambiente acolhedor. Os professores sempre foram prestativos e atenciosos, e a instituição esteve ao lado dos alunos em todas as etapas. Por isso, nunca cogitei outro lugar para seguir meus estudos. Na verdade, estava apenas esperando a abertura do doutorado para me inscrever”, declara Júlia.
Primeira da Atitus, a Escola de Direito formou até o ano passado 1.637 alunos de graduação nos campi de Passo Fundo e Porto Alegre e 183 de Mestrado. Em 2023, formou os primeiros mestrados com dupla titulação com a Università degli Studi di Perugia, na Itália. O Doutorado em Direito será o primeiro do Brasil realizado em associação — com a Faculdade de Direito de Vitória (FDV), do Espírito Santo.
Estudantes e docentes posam para foto histórica da primeira turma do Doutorado em Direito da Atitus