Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Atitus recepciona primeira turma do Doutorado em Direito

Publicado em 22/03/2025

Escrito por: Caue Fonseca

Instituição é pioneira na região em oferecer formação completa na área

A data de 20 de março de 2025 ficará marcada na história da Atitus Educação. Neste dia, tiveram início as aulas da primeira turma do Doutorado em Direito. Com isso, a Atitus se torna a primeira instituição do Norte do RS a oferecer a trilha acadêmica completa em Direito, da graduação ao Doutorado.

Para a professora Salete Boff, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito da Atitus, o início do Doutorado é “um sonho realizado” e um reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela trajetória de mais de uma década do programa, que oferece Mestrado desde 2013.

“A Atitus passa a oferecer um curso diferenciado com proposta inovadora que congrega docentes, pesquisadores e profissionais de diversas áreas do Direito conectados aos impactos e as possibilidades das novas tecnologias na atuação jurídica. Trata-se de uma oportunidade ímpar de qualificação e geração de prosperidade”, aponta Salete.

A primeira turma de futuros doutores foi recepcionada por Salete e pelo Diretor da Escola de Direito, Leandro Caletti, para um almoço de confraternização com os docentes do curso. A agenda prosseguiu com uma visita ao Hub Aliança a com a primeira aula, ministrada pelo professor José Luís Bolzan de Morais.

"O início do Doutorado marca um importante avanço para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, que começou em 2013 com a autorização do mestrado e foi fortalecido com a nota 4 da CAPES. Além disso, reforça o compromisso da Instituição com a pesquisa na área, aplicada no Centro de Conhecimento em Direito, Democracia e Tecnologia, vinculado ao Programa", destaca Caletti.

doutorado_alianca01.jpg Novos doutorandos estiveram no Hub Aliança, onde foram recebidos pela coordenadora Salete Boff (D, acima) e pelo CEO do Ecossistema Atitus, Eduardo Capellari (D, abaixo)

A forma carinhosa como os novos alunos foram recepcionados foi destacada por Cristiano de Carvalho:

"O que eu senti foi um verdadeiro acolhimento, um respeito aos nossos saberes, realidades, contextos e vidas. A instituição nos recebeu de forma especial, diferente do habitual, onde tudo começa com uma aula. Aqui, fomos recepcionados com um almoço que não só nos acolheu, mas também nos aproximou e nos familiarizou com o ambiente. Esse momento de encontro tornou a chegada mais leve e fez com que nos sentíssemos bem-vindos e parte dessa casa", disse Cristiano.

Para o advogado Júlio César de Carvalho Pacheco, o ingresso no Doutorado é um reencontro com a instituição. Após concluir o Mestrado em 2006, ele lecionou no curso de Direito. Agora, ele retorna como aluno em busca de conhecimento e produção científica.

“A intimidade e a confiança na instituição foi decisiva para que eu escolhesse a Atitus. Exemplo disso é que meu filho se formou em Direito em janeiro passado”, conta.

Já Luíza Seger fez as malas do Tocantins para o Rio Grande do Sul. Aprovada em um concurso para o Tabelionato de Notas do município de Colorado (RS), ela retorna também à instituição onde já concluiu dois Mestrados.

“Além da familiaridade com a Escola de Direito, me agrada na Atitus a acessibilidade aos professores, o contato direto com eles. As aulas são muito boas e o ambiente é ótimo. Estava realmente ansiosa por esse reencontro”, declara Luíza.

A opinião é compartilhada por Júlia Colussi, que também regressa à Atitus para o passo mais alto da sua trajetória acadêmica.

“Eu escolhi a Atitus, antes de tudo, porque sou egressa da instituição. Minha jornada começou na graduação, seguiu pelo Mestrado e agora continua no Doutorado. Sempre senti que a Atitus me proporcionava segurança, confiança e um ambiente acolhedor. Os professores sempre foram prestativos e atenciosos, e a instituição esteve ao lado dos alunos em todas as etapas. Por isso, nunca cogitei outro lugar para seguir meus estudos. Na verdade, estava apenas esperando a abertura do doutorado para me inscrever”, declara Júlia.

Primeira da Atitus, a Escola de Direito formou até o ano passado 1.637 alunos de graduação nos campi de Passo Fundo e Porto Alegre e 183 de Mestrado. Em 2023, formou os primeiros mestrados com dupla titulação com a Università degli Studi di Perugia, na Itália. O Doutorado em Direito será o primeiro do Brasil realizado em associação — com a Faculdade de Direito de Vitória (FDV), do Espírito Santo.

doutorado_primeiraaula02.jpg Estudantes e docentes posam para foto histórica da primeira turma do Doutorado em Direito da Atitus

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

© 2024 Atitus Educação.

logo