Atitus recebe etapa do Passo para o Futuro, pacto de inovação de Passo Fundo
Publicado em 22/03/2025
Escrito por: Eduarda Ricci Perin
Oficinas no campus Santa Teresinha deram início a dois projetos
A Atitus Educação sediou, em 20 de março, uma importante etapa do Passo para o Futuro, pacto de inovação de Passo Fundo. Durante o evento, realizado no campus Santa Teresinha, foram iniciados dois projetos estratégicos para o desenvolvimento da cidade: Collect Point e O que é Passo Fundo?.
O Passo para o Futuro é um movimento coordenado pela Prefeitura de Passo Fundo que busca impulsionar a inovação no município, promovendo a colaboração entre diferentes setores. A Atitus, parceira e integrante do Pacto pela Inovação, reforça seu papel na construção dessa nova fase do município ao sediar oficinas fundamentais para a estruturação dos projetos.
Segundo a secretária de Inovação de Passo Fundo, Bárbara Fritzen, a parceria com a Atitus fortalece o movimento e amplia seu alcance. "Hoje estamos aqui na Atitus, que é uma instituição parceira e integrante do Passo para o Futuro. Temos uma carteira de 12 projetos que serão priorizados e desenvolvidos nos próximos meses, e nesta etapa estamos trabalhando duas frentes essenciais: sustentabilidade e a identidade da cidade", afirmou.
O consultor Paulo Ardenghi, CEO da GOV.UP, empresa do ecossistema Atitus, facilita os workshops de kick-off dos projetos do pacto e destaca a importância das iniciativas como legado para o futuro da cidade. "Hoje, na Atitus, dois projetos importantes estão ganhando forma. O Collect Point busca reinventar a gestão de resíduos, promovendo a transição para uma cidade circular e sustentável. Já O que é Passo Fundo? é um projeto de place branding que vai posicionar a cidade como um destino turístico inovador, destacando seu potencial nos setores de saúde, economia e agronegócio", explicou.
O Pacto pela Inovação e seus impactos
Liderado pela Prefeitura de Passo Fundo, o Passo para o Futuro busca promover o desenvolvimento econômico e social da cidade por meio de um ecossistema de inovação robusto e sustentável que integra poder público, iniciativa privada e academia.
Dentre os objetivos do pacto, destacam-se o fomento à cultura da inovação, o apoio a startups e empreendedores, a promoção de parcerias estratégicas e o desenvolvimento de talentos para atender às demandas do mercado. Para isso, a Prefeitura também anunciou um aporte de R$3 milhões no Fundo Municipal de Inovação, que será direcionado ao incentivo de novos projetos.
A visão de futuro estabelecida para Passo Fundo até 2050 é a de se tornar uma cidade intermediária que promove uma cultura de inovação centrada nas pessoas, com desenvolvimento sustentável, inclusão social e avanço tecnológico. O plano de ação do Passo para o Futuro se baseia em cinco capitais fundamentais: Humano, Natural, Econômico, Produtivo e Social.
Equipe que deu início ao projeto Collect Point