Atitus Logo
AtitusCursosDiferenciaisInovação

Grupos de Pesquisa

banner-secundario-main-page.jpgInscreva-se

Passo Fundo

ADMINISTRAÇÃO

1. Grupo de pesquisa: Estratégias e Relações com o Mercado

Líder do grupo: Claudionor Guedes Laimer.

Descrição: As atividades do grupo concentram-se em três eixos principais: 1) estratégia, competitividade, desempenho e relações interorganizacionais; 2) Marketing estratégico e comportamento de consumo; 3) Temas transversais: Inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.

Destaques: Gestão Estratégica, Marketing, Relações Interorganizacionais, Inovação, Empreendedorismo, Sustentabilidade.

2. Grupo de pesquisa: Estudos Organizacionais Contemporâneos

Líder do grupo: Jandir Pauli.

Descrição: As atividades do grupo concentram-se em três eixos principais: 1) Gestão de pessoas: carreira, relações de trabalho, saúde e bem-estar; 2) Comportamento organizacional: cultura, poder, governança e aprendizagem; 3) Temas transversais: Inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.

Destaque: Gestão de pessoas, Comportamento organizacional, Inovação, Empreendedorismo, Sustentabilidade.

ARQUITETURA E URBANISMO

1. Teoria e História da Habitação e da Cidade (THAC)

Líder do grupo: Caliane Christie Oliveira de Almeida.

Descrição: As atividades do grupo centram-se em três principais eixos: 1) Habitação Social: gêneses e produção; 2) Processos de formação e transformação da cidade; e 3) Uso e Apropriação das Edificações e dos Espaços Construídos.

Destaques: Habitação urbana, rural e social; Políticas públicas habitacionais; Morfologia e tipologia; Produção do espaço construído; Patrimônio; Formação do Território; Processo de urbanização; Evolução Urbana; Avaliação Pós Ocupação - APO; Infraestrutura urbana.

2. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Mobilidade Urbana e Sustentabilidade - NEPMOUR+S

Líder do grupo: Alcindo Neckel.

Descrição: Tem o objetivo de abordar temas relacionados à mobilidade urbana de cidades contemporâneas relacionados à sustentabilidade, no âmbito da tecnologia, projeto e gestão do ambiente construído, com bases sustentáveis, pós-ocupação, reúso e os diferentes tipos de impactos ambientais no ambiente construído e suas relações com os cemitérios. As pesquisas voltadas para a Mobilidade Urbana possibilitam a construção de melhorias nas formas de deslocamentos no espaço urbano, proporcionando a qualidade de vida para a população.

Destaque: Projeto urbano; Ambiente construído; Desenho urbano; Processo de projeto; Forma urbana; Geoanálise; Análise espacial; Cemitérios Urbanos; Ambiente Sustentável; Tecnologia; Impactos urbanos.

3. Núcleo de Inovação e Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo (NITAU)

Líder do grupo: Andréa Quadrado Mussi.

Descrição: Focado no desenvolvimento de tecnologias sociais, realiza pesquisas na área de Codesign com pessoas com deficiência visual e Codesign com crianças no ambiente escolar. Obteve premiações de artigos científicos; entre eles o primeiro lugar em Tecnologias Sociais na categoria Cidades Sustentáveis, na área de educação e saúde pela Fundação Banco do Brasil (2021); finalista do I Desafio Universitário para a primeira infância e de projetos de extensão do ANPARQ 2021. Originando a Startup Missão Criativa desde 2021 (com projeto vigente Edital CNPq/MCTI/SEMPI 021/2021 - RHAE Pesquisador na Empresa) e parcerias com Associações, Escolas e Empresas.

Destaque: Processo de Projeto; Fabricação Digital; Tecnologias Sociais; Tecnologias Assistivas; Projeto Colaborativo; BIM; Programação de Linguagem Gráfica; Robótica; Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos; Educação, Primeira Infância.

DIREITO

1. GEDIPI – Grupo de Estudos em Desenvolvimentos, Inovação e Propriedade Intelectual

Líderes do grupo: Salete Oro Boff e Vinícius Borges Fortes.

Descrição: O grupo de pesquisa desenvolve várias atividades sobre propriedade intelectual, novas tecnologias, tecnologias disruptivas e da proteção de dados e questões bioéticas associadas aos avanços tecnológicos. Integra as redes de pesquisa: Observatório Iberoamericano de Propriedade Intelectual, Rede Direito e Tecnologia e Sibrate/RS.

Destaques: direito, novas tecnologias, biotecnologia, propriedade intelectual.

2. IAJUS TEAM - Direito e Inteligência Artificial

Líder do grupo: Fausto Santos de Morais.

Descrição: Pesquisa o Direito e a Inteligência Artificial investigando a forma que deve o direito reagir pelo emprego da IA na sociedade (ex. Constitucionalismo Digital) tal qual o impacto da IA sobre as bases teóricas do Direito (ex. decisão judicial por juiz robô).

Destaque: Direito e Inteligência Artificial; Constitucionalismo Digital; Teoria do Direito.

3. Criminologia, Violência e Controle

Líder do grupo: Felipe da Veiga Dias.

Descrição: Tem como foco de estudos as pesquisas acerca da Criminologia com ênfase nas vertentes críticas e nas relações de poder para o entendimento do controle contemporâneo, tendo ênfase no campo tecnológico do controle penal, midiático e da vigilância.

Destaque: Direito e Criminologia; Controle Penal; Tecnopolítica; Mídia.

4. Biopolítica, Gênero e Direito

Líder do grupo: Drª Leilane Serratine Grubba.

Descrição: Tem por objeto a construção de uma rede de colaboração para pesquisas teóricas e aplicadas sobre gênero, com ênfase em análises biopolíticas sobre gênero no Brasil. Objetiva empreender pesquisas sobre violações e violências em razão de gênero, com ênfase nas variáveis classe e raça.

Destaque: Direito; Democracia; Gênero; Feminismos.

5. Teoria de Amartya Sen - interfaces entre direito, políticas de desenvolvimento e democracia

Líder do grupo: Dr Neuro José Zambam.

Descrição: Pesquisa os fundamentos da Teoria da Justiça de Amartya Sen e sua interface com o direito, as políticas de desenvolvimento humano, social, econômico e sustentável, a democracia, as formas de participação e avaliação das condições de justiça. Considera-se que o pensamento de Sen contribui para aprofundar, esclarecer e efetivar as condições de justiça no Brasil e na América Latina, marcados por inúmeras deficiências para a efetivação da democracia e das políticas de desenvolvimento sustentável.

Destaque: Democracia. Desenvolvimento. Justiça. Participação. Políticas Públicas.

6. Direitos Fundamentais, Democracia e Desigualdade

Líder do grupo: Tássia Aparecida Gervasoni.

Descrição: Trabalha no mapeamento, compreensão e proposição de mecanismos de enfrentamento das ameaças às instituições jurídicas e democráticas das quais depende a sustentabilidade e a viabilidade de concretização de direitos fundamentais, a erradicação da pobreza e redução das desigualdades, bem como a preservação da própria democracia.

Destaque: Direitos Fundamentais; Desigualdade; Democracia; Estado; Constituição.

7. Big Data, Proteção de dados Pessoais, Aprendizagem de Máquina e Preconceitos Ocultos

Líder do grupo: José Renato Gaziero Cella.

Descrição: Visa atingir uma compreensão mais específica sobre a relação entre a Inteligência Artificial, Big Data, Aprendizagem de Máquina, Proteção de Dados e Software Jurídicos e os preconceitos ocultos que tais tecnologias podem reproduzir, principalmente nos casos de tomada de decisão.

Destaque: Big Data; Aprendizagem de Máquina; Proteção de Dados; Preconceitos Ocultos; Democracia.

ENGENHARIA CIVIL

1. Centro de Desenvolvimento de Produtos e Processos para a Construção Civil

Líder do grupo: Rodrigo de Almeida Silva.

Descrição: Estuda sobre o desenvolvimento de produtos e de tecnologias de processos da construção, tendo como foco a geração de novos produtos, inclusive por meio de nanotecnologia, e processos inovadores que minimizem a geração de resíduos em toda a cadeia produtiva da construção, desde as grandes indústrias de materiais de construção até o uso da edificação.

Destaque: Materiais construtivos, recuperação de resíduos, sustentabilidade nos processos construtivos.

2. Título: Gestão e Desempenho de Edificações

Líder do grupo: Elvira Maria Vieira Lantelme.

Descrição: Tem por objetivo compreender e desenvolver novos processos e tecnologias para gestão da construção, por meio da otimização do uso de recursos, desenvolvimento de pessoas e integração de tecnologias digitais, em especial o BIM. Também tem por objetivo o estudo de processos e sistemas construtivos, visando atender e melhorar critérios de desempenho, promover a industrialização da construção, agregando valor para o cliente final.

Destaque: Gestão da Construção; Gestão de processos; Lean Constrution; Tecnologias Digitais, BIM, Sistemas Construtivos, Industrialização da construção.

ODONTOLOGIA

1. Fatores ambientais, psicossociais, sistêmicos e locais em diferentes desfechos odontológicos

Líder do grupo: Lilian Rigo.

Descrição: Tem como objetivo estudar e pesquisar fatores que podem influenciar os diferentes desfechos em Odontologia relacionados às condições individuais ou coletivas, clínicas e terapêuticas, identificando fatores de risco biológicos e não biológicos; avaliando/desenvolvendo ferramentas para obtenção de dados; e avaliando técnicas ou terapias em odontologia, por meio de estudos com desenhos observacionais ou experimentais, descritivos e analíticos.

Destaque: Epidemiologia, desfechos clínicos, delineamento experimentais, delineamentos observacionais , processo saúde-doença.

2. Propriedades Físicas e Biológicas dos Materiais Odontológicos e das Estruturas Dentais

Líder do grupo: Aloísio Oro Spazzin.

Descrição: Visa avaliar o efeito das diferentes propriedades físicas e biológicas dos biomateriais odontológicos no desempenho de procedimentos restauradores diretos e indiretos. Envolve o estudo das características estruturais e funcionais dos tecidos dentais, bem como sua relação com os diversos procedimentos clínicos, aplicando métodos microscópicos, histológicos, bioquímicos, microbiológicos e ensaios mecânicos em geral, bem como o desenvolvimento, caracterização e controle de materiais experimentais e comerciais.

Destaque: Propriedades dos materiais, Estruturas dentais, Materiais odontológicos.

PSICOLOGIA

1. Grupo de estudo e pesquisa sobre métodos quantitativos e psicometria aplicados à psicologia organizacional e do trabalho

Líder do grupo: Carlos Costa.

Descrição: Ao empregar métodos de pesquisa que incluem inferência estatística, modelagem, psicometria e desenvolvimento de teorias operacionais relacionadas aos temas-chave da Psicologia Organizacional e do Trabalho, o grupo amplia sua compreensão das questões estatísticas e metodológicas neste domínio de pesquisa.

Destaque: Psicologia organizacional e do trabalho. Modelagem. Psicometria. Teoria JD-R.

2. Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Psicossociais nas Organizações e no Trabalho (GePot)

Líder do grupo: Júlia Gonçalves.

Descrição: O grupo dedica-se a estudar e pesquisar fenômenos relacionados ao grande campo do conhecimento da Psicologia Organizacional e do Trabalho, em especial os fatores psicossociais de risco e protetivos ao trabalho (do mal-estar ao bem-estar no trabalho), e construtos relacionados ao comportamento organizacional.

Destaque: Fatores psicossociais de risco; Fatores Psicossociais Protetivos; Saúde do trabalhador; Comportamento Organizacional.

3. Núcleo de Intervenções e Pesquisas em Avaliação, Saúde e Carreira - NIPASC

Líder do grupo: Luis Henrique Paloski.

Descrição: O grupo busca desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão na área da avaliação psicológica, saúde mental e aspectos relacionados ao contexto do trabalho. Também atua na construção e/ou tradução e adaptação de instrumentos para utilização no contexto da saúde e do trabalho.

Destaque: Avaliação Psicológica; Saúde; Carreira.

4. A Dinâmica do Comportamento Humano nas Organizações

Líder do grupo: Dra. Juliane Ruffatto.

Descrição: Promover o debate e pesquisas em temas emergentes no campo dos estudos organizacionais nas dimensões que abarcam o indivíduo, o grupo e a organização. As diferentes possibilidades dentro do campo, possibilitam a discussão e reflexão sobre alguns fenômenos e processos organizacionais que constituem objeto de intenso interesse acadêmico e profissional, como o intraempreendedorismo, liderança, tomada de decisão, equipes de trabalho, além desenvolver ferramentas e instrumentos de medida do comportamento organizacional.

Destaque: Comportamento organizacional; Liderança; Skills; Gerações no trabalho.

5. Núcleo de Investigação em Cognição, Emoção e Tecnologias em Neuropsicologia e Saúde (NICOGTEC)

Líder do grupo: Camila Rosa de Oliveira.

Descrição: O grupo de pesquisa tem por finalidade desenvolver estudos na área da neuropsicologia e suas interfaces com o processamento emocional e fatores de personalidade em diferentes quadros clínicos neurológicos e psiquiátricos. Pretende, ainda, desenvolver e adaptar ferramentas e estratégias para avaliação e reabilitação cognitiva.

Destaque: Cognição; Avaliação; Reabilitação; Saúde.

6. Núcleo de Estudos e Intervenções em Indivíduos, Casais e Famílias (NEFAC)

Líder do grupo: Cláudia Mara Bosetto Cenci.

Descrição: O NEFAC possui como objetivo estudar aspectos relacionados a Indivíduos, Casais e Famílias em diferentes contextos tendo como referencial teórico a Teoria Sistêmica. Configura-se num espaço de estudo sistemático relacionado a pesquisa em Psicologia assim como a aspectos da prática clínica.

Destaque: Relações familiares; Relações conjugais; Dinheiro e conjugalidade; Conflitos conjugais e familiares; Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs); Adolescência; Violência intrafamiliar (filio parental); Desenvolvimento de protocolos sistêmicos.

7. VIA Redes (Violência, Infância, Adolescência e atuação das Redes de Proteção

Líder do grupo: Jean Von Hohendorff.

Descrição: Realiza estudos científicos com foco na violência contra crianças e adolescentes, especialmente a violência sexual, e na atuação das redes de proteção e de atendimento.

Destaque: Violência, infância, adolescência, políticas públicas, rede de proteção.

8. Grupo de Estudos e Pesquisas Relações Interpessoais, Emoção, Comportamento e Cognição (GEPRIECC)

Líder do grupo: Márcia Fortes Wagner.

Descrição: Tem por objetivo desenvolver estudos e investigações envolvendo relacionamentos interpessoais em diferentes contextos. Visa também realizar avaliações e intervenções psicológicas utilizando o referencial cognitivo-comportamental.

Destaque: Terapia Cognitivo-Comportamental; Habilidades sociais; Avaliação; Intervenção Psicoterápica.

9. Análise do comportamento e avaliação psicológica

Líder do grupo: Dr. Vinícius Renato Thomé Ferreira.

Descrição: O grupo de estudo tem por objetivo discutir e aprofundar questões relacionadas à aplicação da análise do comportamento principalmente no contexto clínico. Também aborda temas associados à avaliação, como o desenvolvimento de instrumentos e processos específicos voltados à clínica do comportamento.

Destaque: Psicologia clínica; Avaliação do comportamento; avaliação.

FIQUE LIGADO
NA ATITUS

Ao se cadastrar para receber nossos conteúdos, você concorda com os Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Fale com a gente

Contato

51 4004 4818

Contato

© 2024 Atitus Educação.

logo